Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

A Umbanda nos liberta, não escravisa ninguém!



O desenvolvimento mediúnico também merece um destaque especial quando se fala de busca espiritual.

Muitos jovens têm os seus dons mediúnicos aflorados e acabam por encontrar dentro da Umbanda uma forma de desenvolve–los de forma ordenada, equilibrada e extremamente prática. Na Umbanda a "missa" chama - se "trabalho" e um trabalhador é o umbandista.

Mas, na grande maioria dos templos não existe uma abertura para que o jovem tenha vez e voz, tanto na Umbanda, quanto no Candomblé. Isso, porque as pessoas se amarram demais em abrir os conhecimentos, explicar os conceitos e imprimir charme na Umbanda. Preferem ficar amarrados na Tradição, cheios de cara feia quando se fala em abrir mais os termos e a elevação dos ritos. Vemos porai muitos templos que tem muita gente, mas, que não se abre aos jovens.

Os quatro pilares são Arte, Ciencia, Filosofia e Religião. E assim todas tem que vibrarem harmonicamente. Por isso a filosofia tem que se adequar aos novos tempos, imprimindo a arte, aperfeiçoando a cultura com um toque de ciencia voltada ao espiritua, tornando assim a religião mais rica em detalhes, mais acessivel e mais artistica. Nesse ponto o que se volta a arte o candomblé se encontra a frente da Umbanda, pois cultuam os orixas com muita musica, sonoridade ritualistica e arte.

Além disso, a pessoa vai se autoconhecendo, entrando em contato com a egrégora da religião e com as forças e virtudes dos amados Pais e Mães Orixás, lapidando naturalmente sua consciência e equilibrando suas emoções, sem a necessidade de "uma pregação - evangelização moralista" ou o uso de um “cabresto doutrinário” para a prática da mediunidade - caridade. Sempre respeitando o "tempo" de cada um, e acreditando no crescimento espiritual como um processo natural. E assim que a Umbanda-Astrologica vem sendo aceita, crescendo a cada dia, pois, não puxa o ser humano para os templos exteriores, mas, para os Templos internos que se conectam a alma cosmica.

Dentro da religião o umbandista religa-se diretamente ao sagrado, quando se abre a mente, se ilumina o espirito e se prega ao amor. É apresentado aos Pais e Mães Orixás e aos seres encantados e naturais, representantes diretos Deles na criação, criando assim uma consciência de preservação e culto a natureza. Mas, não devemos só cultuar a natureza, pois o que a em baixo é reflexo do que ha em cima. Por isso eu como comtemplador de astros, enxergo o orixa como representante das estrelasl, do som, da luz da Lua e dos elementos não só da natureza, mas de todas as galaxias.

E assim a Umbanda-Astrologica encontra sua tonalidade, seu aspecto jovial, sendo um tema, mais ligado as pesquisas, a encanto do belo, do bom e dos segredos da alma. Ao comtemplador que comtempla a beleza de Oxum, ou da magnitude do por do sol, vislumbra o brilho das estrelas, ou que se encanta com os arcanos do Tarô passa a entrar em contato com a juaventude da alma. Atraves da arte e de uma nova filosofia.

Importante também é a conscientização do templo vivo que cada um de nós somos, de que nós somos responsáveis pela religião e pela nossa própria espiritualidade. Dizemos que Deus está em tudo e Tudo É, e o umbandista procura Deus dentro do próprio coração. É lá também que nós assentamos os amados Pais e Mães Orixás, o que faz com que tenhamos um contato íntimo e direto com Eles, dispensando a figura de um sacerdote como “supremo pontífice”.

Tudo isso cria um lindo universo religiosos que tem atraído cada vez mais jovens para dentro dele, jovens que se esclarecidos e conhecedores dos fundamentos de sua religião, tornar-se-ão melhores pessoas e levarão a Umbanda com orgulho, amor e honra, Portanto, vamos estudar e praticar cada vez mais. Tenhamos orgulho de dizer “que somos umbandistas!” Saibamos explicar e desmistificar nossa religião. Busquemos o desenvolvimento íntimo, as posturas sadias e criativas. Nunca foi tão fácil estudar espiritualidade, nunca houve tanta abertura de conhecimento dentro da religião de Umbanda.

Pensemos em todos os antigos sacerdotes que com fé, honra e amor levaram a Umbanda para frente, sempre trilhando um caminho de luz, mesmo com muito pouca informação, com perseguições, dificuldades, etc. Eles lutaram não pelo descarte do velho, mas, pela elaboração do novo com bases na Tradição.

Agora é a nossa vez, a espiritualidade está dando todas as oportunidades, tudo para que a Umbanda cresça e vença o preconceito, a intolerância e os abusos cometidos contra ou em nome Dela. E tenho certeza que nisso o jovem tem muito a contribuir, sendo tanto “hoje” como “amanhã” um umbandista sério e esclarecido. E não estou falando apenas dos jovens de “idade física”, mas sim, dos que mantêm suas mentes e corações sempre jovens, buscando crescer e aprender sempre, unidos pelo ideal da Umbanda. Mas, não só se referindo a Umbanda como um caminho, mas, como portal, por onde se estuda e se usa diversas ferramentas e uma delas é a Astrologia.

Temos que ocupar nossos jovens com alguma coisa util e a busca da espiritualidade é muito importante. Muitos se lançam no caminho das drogas do crime ou prostituição por não serem aceitos, compreendidos ou por não conseguir que os oriente com paciencia. As Igrejas hoje estão cheias de jovens que gritam constantemente o nome de Jesus. Aparentemente está tudo, bem nem todos acharão suas respostas na Biblia ou nas palavras do pastor. Porque muitos temas que a religião moderna que estas seita e até o catolicismo representam tentam fechar a busca de respostas de temas importantes, como por exemplo a sexualidade.

Quando se fala em Umbanda sabemos que as personificações se dividem em tres, Caboclos, Pai Velho e Criança, mas o importante em se explicar é que essas linhas se cruzam e temos atuações de todas as linhas em todos os niveis. Entre essas, tem uma linha que eu chamaria de Linha dos Guerreios é um meio termo entre todas as linhas, é essa linha que representa os jovens. O funkeiro, o esportista, o musico, o atleta etc. Ou seja todo aquele que está dispontando pra vida, e é uma faixa que vai da adolescencia a idade adulta dos 14 aos 28 anos, por isso vibra entre Caboclos pela vibração de Venus, e de Guerreiros, pela vibração de Marte, para poder entregar aos Pais mais experientes a partir da vibração de Saturno aos 29 anos.

Esses gurreiros atuam em feminino e masculino e passa por todas as linhas, pela vibração solar aliada a Venus e Marte. Essa a Linha dos guerreios que os orixas usam pra trabalhar com os jovens e na sua evolução.

Veja que as escolas de samba, o canaval de Salvador, de Recife e de todos os lugares do Brasil onde se festeja, a onda de popularidade é alta. E todo esse movimento vem da cultura afro, ou ainda mais longe da Umbanda verdadeira atravaés dos tempos. Esse mesmo conceito de abertura popular com os conceitos mais acessiveis, onde a juventude ganhe seu destaque e seu espaço. Assim a Umbanda um dia vai ter o seu espaço merecido tambem entre o publico seja de que idade for. A verdadeira cultura da busca espiritual e culto aos ancestrais, deve ser plena, sem discriminação de raça, idade ou formação cultural.

Carlinhos Lima - Asttrologo, Tarologo e Pesquisador.
27/11/2012
 
 
  • ..
  • Os israelenses mantiveram ao longo dos séculos uma relação de amor e ódio com os fenícios. Phoenicia cercado por uma cultura cosmopoli...
  • A tarologia possui apenas em parte uma abordagem técnica, geralmente no que se refere aos métodos e sistemas ...
  •   Os limites do homem - sexualidade, amor, saúde e riquezas   Momento difícil em sua vida devido às circunstâncias e pessoas. Encon...
 

2 comentários:

umbanda de paz disse...

nossa que bom ver uma pessoa tão jovem e tão esclarecida
pessoas assim como vc que leva a nossa umbanda pra frente com dignidade !! muita proteção eluz no seu caminho!!!

Carlinhos Lima disse...

Obrigado, fico muito feliz por ter compreendido minha percepção. Na verdade quem conhece a Umbanda sabe que ela é muito mais do que apenas incorporações, ou rituais, é uma oportunidade do ser-humano, compreender-se melhor! Volte sempre! Visite este blog o quanto quiser! Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (298) signos (204) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)