Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 1 de dezembro de 2013

Decifrar e compreender a Umbanda Astrológica


Quem estuda os cultos afro-brasileiros, especialmente a Umbanda, já deve ter conhecimento que cursos, escolas e faculdades de Umbanda, defendem conceitos, formulam ideias, fazem congressos e lucram muito com isso. E eu adoro isso, acho que quando mais gente envolvida na busca de respostas e conhecimentos melhor será para as revelações chegarem, pois se tem muitos oportunistas no meio, ao mesmo tempo, tem muitos bons médiuns de valor atuando. No entanto eu discordo de algumas conclusões, (claro que sempre haverá quem discorde disso ou daquilo) mas, em especial, a forma como alguns tentam usar as filosofias de forma seletiva, ou seja, o que eles acham bom pra seus ensinos eles agregam o que eles acham que não dá sensação, eles ignoram ou deletam. Assim quando veem que algo é bom pra marketing, como por exemplo utilizar o lado pop do cristianismo, ai se mescla e se insere, mas, quando é algo que reprova seus conceitos eles pulam... É uma forma de teologia "inteligente" ou esperta!

Uma coisa que vemos muito na Umbanda, assim como também no cristianismo ou kardecismo é que aquilo que chama pessoas, tirando delas o medo e o estigmatismo eles utilizam, mas, o que impõe pavor eles ignoram. Por exemplo, no sincretismo, porque aderindo ao inconsciente coletivo, os líderes veem que falar apenas em orixás gera medo, os sacerdotes costumam falar neles como se fossem santos, o Cristo por exemplo e Maria Santíssima são os mais usados, revelados como Oxalá e Iemanjá. No entanto a maioria ignora os importantíssimos anjos, a grande maioria fala em anjo da guarda, mas, como se estes fossem nos moldes kardecistas, ou seja, espíritos desencarnados, ou no Candomblé, os temidos eguns... Então, quando tenta-se insistir, como eu sempre faço, pois creio fortemente nos anjos, porque já tive contato e ajuda deles, vem respostas como "ai é coisa da Cabala e não das religiões afrobrasileiras...". Ué, e Cristo e Maria, não é do povo judeu, da mesma forma que a Cabala? Os anjos e arcanjos, não são citados também na Torah, Talmud e outras culturas antigas, até mesmo no hinduísmo? Antes de afirmar alguma coisa, primeiro tenta se conscientizar que é melhor!

E outra coisa defendida por escolas de Umbanda, inclusive em congressos recentes, é que "é Exu o mensageiro entre os dois mundos e só ele liga o homem aos deuses". Pra mim não! Ou seja, Exu é o mensageiro entre orixás e homens, interligando os ancestrais e deuses mas, basicamente o lado escuro ou inconsciente dos orixás, mas, os anjos ao meu ver são os reais responsáveis, como mostrado na Escada de Jacó, pela ligação com o Criador e os orixás de Luz, pela parte divina. Mas, então Exu cairia no estigma com essa divisão? Lógico que não. Não disse que exu seria o mal, mas, que representa a esquerda que tem que ser trabalhada como busca de revelação do lado mais oculto, enquanto os anjos ajuda a revelar o lado mais evolutivo de direita.

E por falar nisso, vejo que em muitos terreiros, especialmente no Rio e São Paulo, há termos como "Exu Orixá e Exu Egum...", oxe... Exu é um só o que muda são os graus evolutivos...

Assim, muito dos dissabores produzidos por sincretismo no plano das representações sociais, na verdade, tem a ver com a aproximação de egressos do cristianismo com as Religiões Afro-Brasileiras, mas que não abandonaram a visão maniqueísta cristã. Isto teria ocorrido não apenas porque a Igreja via nele (Exu) um concorrente à interlocução entre humanidade e as divindades - contrariando o dogma católico auto promulgado de ser a “única porta” - mas também porque Exu questiona o “status quo” social, as convenções e as desigualdades. A questão originalmente teria sido de caráter hegemônico, de uma ordem social e religiosa elitistas, sobre o nosso campo religioso. Esta hegemonia só poderia ser feita pela homogenia, a aniquilação da diversidade, a completa cristianização da sociedade brasileira e, quiçá, do mundo. O problema maior é que estes egressos importaram para dentro do nosso campo religioso tal equivalência (basta olhar as representações de Exu nas casas de materiais religiosos) ou ocultada nos discursos de combate à “magia negra” e aos “macumbeiros”.

Enfim irmãos, em meu livro de Umbanda Astrológica, ensaiei demonstrações de como anjos e orixás se interligam, como Orunmila e Metatron se assemelha ou são a mesma energia e como estes trabalharam para revelar os segredos, oráculos e lutaram pra melhorar a vida dos homens na Terra. Como também facilitar suas escolhas...

O povo-de-santo precisa estar atento a estas tentativas de “padronização”, que muitas vezes são produzidos por ideologias contrárias à diversidade, importadas de outras crenças.

Carlinhos Lima - Cientista Contemplativo (Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)