Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Os conceitos da Umbanda e a homogenica forma de atuar

O conceito de hegemonia na Umbanda, de querer estabelecer a supremacia de um grupo sobre os demais, vai ao encontro do processo de homogenia, uma vez que, nessa tentativa de tomar posse do poder, de criar uma faceta una, homogênea, muitas contribuições religiosas, muitas Escolas, são invisibilizadas. E isso para alguns parece ser bom, especialmente pra quem defende o laicismo nas religiões, mas, divisão e desunião nunca serão bom pra nenhum movimento. Na verdade, o melhor seria que todas se sincronizassem, buscassem alimentar-se da mesma energia, tirar dúvidas, repartir conhecimentos e buscassem incansavelmente a verdade mais palpável, já que os segredos profundos só se revelam em cada era e quando necessários. Mas, se os líderes fossem menos egocêntricos os avanços seriam maiores e mais eficazes.

Para alguns o processo pode ser ainda mais perigoso quando há tentativas de uniformização e codificação da prática religiosa afro-brasileira, pois para alguns não seria possível apagar a multiplicidade existente nos terreiros. O que eu discordo completamente. Para o mim o que não pode ficar é essa bagunça com tantas divergencias que só deixam o buscador e adepto cada vez mais loucos e confusos. Na verdade essa suposta "multiplicidade" só serve pra espertalhões tirar proveitos. Muitos se apossando e não repassando os conhecimentos, que na verdade veio pra dividir com os irmãos. Escola de Umbanda é inútil ao ensinar essa tal multiplicidade.

Porque a Igreja Católica vem sofrendo duros baques? Para muitos é por que ela não se abre! Mas, é justamente o contrário! Ela perdeu poder e consistência, justamente porque criou-se dentro dela, diversas correntes de pensamento e dissiparam a unidade e corromperam a verdade. E o mesmo vem ocorrendo com a Umbanda, que vem se tornando cada vez mais difusa, afogada por filosofias simplistas e sensacionalista, como também sufocada pelas religiões europeias como o Kardecismo... Muita gente hoje chega a chamar a Umbanda de Espiritismo o que é um agravo e prejuízo a Umbanda, não que o Kardecismo seja ruim, mas, ao confundir a identidade de uma ancestral corrente, ela se enfraquece e morre.

Alguns setores afro-brasileiros tem se esforçado para tomar posse do “território afro-brasileiro” a fim de serem os únicos aptos a falar sobre ele. É uma disputa política por fieis e pelo poder de discurso nesse universo. Basicamente o que ocorre também no meio evangélico e por isso assim como o Evangelho pena e é deturpado ou distorcido, os conhecimentos ancestrais dos orixás, chegam até nós também mesclados a egocentrismos, sensacionalismos e ganância.

O conceito de hegemonia é proveniente da ciência política e indica a supremacia e domínio de poder de um grupo sobre os demais. O conceito de homogenia, por sua vez, geralmente é utilizado na química para indicar uma solução homogênea, ou seja, em que não é possível distinguir seus componentes, mesmo que eles estejam presentes. Mas, essa hegemonia só servirá pra Umbanda se os conhecimentos não se confrontarem e se complementarem pra revelação de verdades e conhecimentos substanciais, porque senão será tão nocivo quanto os movimentos hegemonicos...

Carlinhos Lima

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)