Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 13 de abril de 2014

Guias, anjos e protetores

Nos cultos afrobrasileiros, a não ser no seguimento onde o sincretismo é forte (é a maioria) e o cristianismo manda mais que a tradição ancestral, não é comum acreditar em anjos. Mas, vem a resposta de um engraçadinho dizendo o seguinte: "anjos são da cultura hebraica e não africana!" É não! É?

É não, meu caro gafanhoto. A resposta até parece inteligente se não fosse estúpida. Ele tem razão quando diz que os anjos que cremos aqui no Brasil são na maior parte sim conhecidos da cultura hebráica, claro que tem primeiro a influência da Bíblia e depois da Cabala e Torah, Midrash e Talmud. Mas, anjos existem em diversas culturas, até mesmo que olhar bem no budismo e hinduísmo encontrará formas que são propriamente como os anjos que acreditamos aqui. Mas, o que nos chama mais atenção na resposta cínica de que anjos são da cultura hebraica é que o caro pai de santo que respondeu isso, esqueceu-se que o Cristo que ele vê na Bíblia e que ele colocou em seu altar e chama erroneamente de Oxalá, é também da cultura hebraica.

Mas, as distorções e miopias são tão grandes, que as pessoas costumam defender causas e ignorar certas tradições e ensinamentos, com tanta disfarçatez que chega a ser hilário!

Hoje praticamente não temos mais Umbanda, porque o Kardecismo se sobrepôs a Umbanda, mas, as pessoas que rezam mais pela cartilha do Livro dos Espíritos esquece-se que ele é uma mescla de culturas orientais com a Bíblia como pano de fundo e que nada de Umbanda possui.

Porém por ter trocado os preceitos e tradições dos ancestrais, orixás e cultura afrobrasileira, as pessoas dizem não acreditar no Diabo, em demônios e em anjos. Então certamente acredita muito pouco em Deus, que no nosso caso aqui no Brasil é sim o dos hebreus e não acreditam numa assistência espiritual elevada. Pois pra maioria destes, anjo da guarda seria só um desencarnado que volta pra trabalhar pelos encarnados! Mas, tem sim os que ao desencarnarem cumprem um papel no plano espiritual, elevando-se a guias espirituais. Mas, são poucos e seletos indivíduos que conseguem elevar-se a anjo da guarda. E mesmo que seja a maioria, não tira o papel dos anjos que nunca encarnaram, das hierarquias Sagradas, Anjos, Arcanjos e demais falanges...

É impressionante como se pegou um habito no Brasil de se dizer crente na Bíblia, mas, com seletividade. Ou seja, acredita-se em certos textos e passagens que lhes convém e ignora ou descarta outros. Os que elaboram teorias, teologias e discussões, utilizam a Bíblia o tempo inteiro pra combater isso ou aquilo, mas, ignora a própria Bíblia, nos trechos mais importantes dela, como por exemplo, os anjos! Eles estão presentes em todo contexto, são mentores da maioria dos acontecimentos, a maior parte das visões onde se diz "eu vi o Senhor" ou "e o Senhor veio até mim", estavam falando exclusivamente de anjos, pois o próprio Deus jamais foi visto pessoalmente. Além do mais, sem a anunciação do anjo Gabriel, a saga do Cristo não se iniciaria. Até na saída do Éden lá estavam os anjos pra expulsar os indesejados humanos que caíram...

Por tanto, anjos são sim parte importantíssima da espiritualidade, não só cristã, mas, ancestral e espiritualista esotérica de todos os tempos.

Shalom a todos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)