Total de visualizações de página

Meus livros de Magia Astrológica no link

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Os astros do momento influenciando as pessoas...

Os astros do momento influenciando as pessoas...
Os astros do momento influenciando as pessoas...

Vibrações astrais...

Um triângulo negativo em ação no céu, traz transtornos pra vida cotidiana de muitas pessoas aqui embaixo. A interligação envolvendo Áries, Libra e Capricórnio, afetando ainda Câncer que é também um signo cardinal, porém com menor intensidade pessoal, poderá trazer contratempos na vida de todos aqueles que tiverem planetas pessoias tocados por este triângulo. Mas, a configuração afeta também de forma diversas os demais signos. Como por exemplo, os taurinos, que correm riscos de traição, por parte da pessoa amada... Continue lendo aqui...

Corpo e Mente: A neurociência da espiritualidade


O cientista americano Kevin Nelson explica ao site de VEJA o que acontece no cérebro de quem, na iminência da morte, relata ter antevisto o Além. E adianta: 'o mistério da espiritualidade continua'


Como o cérebro humano funciona no momento em que as pessoas vivenciam uma experiência de quase morte
Luz no fim do túnel: livro explica como o cérebro humano funciona no momento em que as pessoas vivenciam uma experiência de quase morte(Hemera Technologies/ Thinkstock/VEJA)

"Mesmo se nós soubéssemos o que faz cada molécula cerebral durante uma experiência de quase morte, o mistério da espiritualidade continuaria existindo"
"Ninguém tem todas as respostas. Essa é uma área que temos que pensar permanentemente. Nós precisamos continuar discutindo sobre como o cérebro realmente funciona"
No filme Além da Vida, dirigido por Clint Eastwood, a jornalista vivida por Cécile de France é tragada por um tsunami na Ásia e quase morre afogada. Na iminência da morte, a personagem enxerga vultos de pessoas vagamente familiares sob uma luz difusa. Ao 'voltar à vida', tem a impressão de que acaba de passar por uma experiência espiritual e conclui ter antevisto o 'outro lado'. Todo ano acontecem incontáveis casos assim: pessoas em risco de vida enxergam parentes e amigos envoltos em luzes ou têm a sensação de sair do próprio corpo.
A ciência define estas experiências de quase morte como resultado da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro, o que provoca alterações momentâneas na mente. "Em casos de quase morte, os estados de consciência podem se misturar, provocando reações como paralisia e alucinações", explica o neurocientista americano Kevin Nelson, autor do livro The Spiritual Doorway in the Brain - a Neurologist's Search for the God Experience (O Portal Espiritual no Cérebro - a Busca de um Neurologista pela Experiência Divina, sem previsão de lançamento no Brasil).
Na obra, Nelson explica a ciência por trás das experiências de quase morte, mas não descarta o papel da fé e da espiritualidade. "Mesmo se nós soubéssemos o que faz cada molécula cerebral durante uma experiência de quase morte, ou qualquer outra experiência, o mistério da espiritualidade continuaria." Em entrevista ao site de VEJA, Nelson revela como nosso cérebro cria essas visões e diz que, apesar de tudo, ainda espera que exista vida após a morte.
Mark Cornelison/ New Photo Tk


O autor do livro, o neurologista Kevin Nelson, é professor da Universidade de Kentucky
O autor do livro, o neurologista Kevin Nelson, é professor da Universidade de Kentucky(Mark Cornelison/ New Photo Tk/VEJA)
Por que os relatos de pacientes que passaram por situações de quase morte são tão parecidos? Porque a causa é a mesma. A cada segundo, o cérebro regula a quantidade de sangue que circula dentro dele. Se o fluxo sanguíneo diminui, o cérebro encara isso como uma crise e aciona mecanismos que controlam a passagem entre os estados de consciência. Normalmente, nosso cérebro tem três estados de consciência: a vigília, quando estamos acordados, o sono leve e o sono profundo. O cérebro mantém esses estados bem separados. Mas o processo é diferente em pessoas que tiveram uma experiência de quase morte. Nesses casos, em vez de passar diretamente do sono para a vigília, o 'interruptor' pode misturar os estados de consciência. Ou seja, ela não está totalmente dormindo e nem acordada. Em um momento de crise, reações como paralisia e alucinações podem se manifestar.
Como o senhor explica a sensação de estar fora do corpo ou a luz no fim do túnel? Durante a experiência de quase morte, o sistema que ativa o sono pode ser estimulado, desativando a região do cérebro ligada à percepção espacial e causando essas experiências extracorpóreas. No caso da luz do fim do túnel, quando o cérebro é privado de sangue - o que pode ocorrer no caso de um desmaio ou parada cardíaca -, o fluxo sanguíneo também diminui nos olhos, o que pode dar a impressão de que há um túnel com luzes borradas.
Há alguma diferença entre voltar da morte e a experiência de quase morte? Para um neurologista, não existe essa opção de voltar da morte. Se o seu cérebro está morto, você está morto. Quando o cérebro morre é porque os neurônios morrem, as células nervosas morrem. O que acontece é que o cérebro pode continuar a funcionar com sua capacidade limitada. É como que só houvesse uma goteira de fluxo sanguíneo no cérebro. Em alguns casos, podem pensar que o paciente morreu, mas não é o caso. O cérebro continua bem vivo.
A experiência de quase morte só ocorre em pessoas que passam por situações limite? Isso é interessante porque, na maioria das vezes, a experiência de quase morte é causada por um desmaio. Sabemos que um desmaio pode provocar uma experiência parecida com a de quase morte. Nos Estados Unidos, um terço da população vai desmaiar alguma vez na vida, o que torna a experiência de quase morte ou a experiência espiritual uma situação comum. Ao observar os registros médicos das pessoas que tiveram uma experiência de quase morte, apenas metade delas estava em perigo médico real. Outra metade pensou estar em perigo, mas não estava em uma situação médica grave.
O senhor acha que ciência e religião estão se aproximando? Eu não acho que, nesse caso, a ciência e a religião estão em conflito. Na verdade, estou interessado em saber como o cérebro funciona. A ciência pode dizer como o cérebro funciona, mas não pode dizer por que ele funciona desse jeito. Mesmo se nós soubéssemos o que faz cada molécula cerebral durante uma experiência de quase morte, ou qualquer outra experiência, o mistério da espiritualidade continuaria existindo. E sempre haverá um espaço para a fé de cada um.
Qual o futuro da neurociência da espiritualidade? Será muito empolgante. Hoje nós temos equipamentos para analisar o cérebro com os quais nem poderíamos sonhar há vinte anos. Podemos ver de perto como são as atividades cerebrais. Acho que a neurociência da espiritualidade ainda está no início e que descobertas muito empolgantes estão no nosso horizonte.
Qual a importância de entender as funções neurológicas da espiritualidade? É muito importante. Ao entender como o cérebro funciona durante experiências significativas é que poderemos saber verdadeiramente o que significa ser humano, no sentido moderno.
O uso de drogas também pode provocar situações parecidas com a experiência de quase morte? Sim. Por exemplo, a quetamina, que é um medicamento utilizado rotineiramente como anestésico, pode causar experiência extracorpórea. Mas não existe uma única droga capaz de produzir todo o fenômeno do que pensamos ser a experiência de quase morte. Muitas pessoas têm experiência de quase morte sem ter nenhum tipo de medicamento em seu sistema.
Podemos dizer que o processo de experiência de quase morte é parecido com um sonho? A experiência de quase morte usa frequentemente alguns dos mecanismos utilizados nos sonhos. Mas não é correto comparar a experiência de quase morte com o sonho que temos toda noite. As alucinações do processo de quase morte podem parecer com sonhos lúcidos, que ocorrem enquanto as pessoas estão conscientes.


Capa do livro The Spiritual Doorway in the Brain
Capa do livro The Spiritual Doorway in the Brain(Divulgação/VEJA)
Como o senhor se interessou pelo tema? Há trinta anos, quando ainda era um residente de medicina, um paciente me trouxe uma fotografia de uma cena que ele mesmo havia pintado após uma experiência de quase morte. Na imagem, ele estava deitado no quarto da UTI, e no pé da cama estava uma figura que representava o diabo. Entre ele e o diabo, havia um anjo guardião. O diabo estava disposto a levar sua alma. Jesus chegou e o salvou. Na ocasião, ele achou que toda essa situação foi responsável por sua recuperação. E sentiu-se mais poderoso por conta disso. Guardo esta foto até hoje.
Por que outros cientistas têm receio em abordar o assunto? Infelizmente, neurologistas não tendem a se interessar por experiências subjetivas. Eles estão muito mais interessados em olhar para as células em um microscópio.
Seu trabalho pode ser considerado provocativo. E o senhor escreveu que pretende continuar provocando controvérsia. Por quê? As pessoas têm várias perguntas. Ninguém tem todas as respostas. Essa é uma área que temos que pensar permanentemente. Nós precisamos continuar discutindo sobre como o cérebro realmente funciona.
O senhor acredita que existe vida após a morte? Eu realmente espero que exista.

Ciência e espiritualidade: Estudo sugere relação entre religiosidade e depressão


Espiritualidade tem conexão com maior espessura do córtex cerebral, característica notada em pessoas com menor risco de depressão

Cérebro
Estruturas cerebrais podem ser a chave para entender fatores que impedem a depressão(Thinkstock/VEJA)
Cientistas já sabem que alguns aspectos da anatomia cerebral podem indicar o risco de uma pessoa ter depressão. Um deles é a espessura do córtex, membrana que reveste o órgão - ele é mais fino em indivíduos com mais chances de ter a doença. Agora, um novo estudo dá pistas sobre o que pode influenciar nessa característica do córtex: a religiosidade. De acordo com a pesquisa, pessoas que nutrem esse sentimento tendem a ter um córtex cerebral mais espesso e, consequentemente, um risco menor de depressão do que as outras.
O trabalho ainda não conseguiu comprovar, contudo, se a importância dada à espiritualidade aumenta a espessura do córtex cerebral, ou se é o contrário - ou seja, se a maior espessura da membrana predispõe uma pessoa a dar maior importância à religião.
CONHEÇA A PESQUISA Título original: Neuroanatomical Correlates of Religiosity and Spirituality
A Study in Adults at High and Low Familial Risk for Depression
Onde foi divulgada: periódico JAMA Psychiatry
Quem fez: Lisa Miller, Ravi Bansal, Priya Wickramaratne, Xuejun Hao, Craig E. Tenke, Myrna M. Weissman e Bradley S. Peterson
Instituição: Universidade Columbia, EUA
Dados de amostragem: 103 pessoas com idades entre 18 e 54 anos
Resultado: Os pesquisadores descobriram que diferenças na anatomia cerebral de pessoas religiosas podem reduzir chances de desenvolver o transtorno
Estudos anteriores já haviam mostrado que, entre pessoas com predisposição genética à depressão - ou seja, com histórico da doença na família -, aquelas que são religiosas podem ter um risco até 90% menor de desenvolver o transtorno do que as que não são religiosas.

Diante dessas evidências, os autores da nova pesquisa buscaram entender de que forma a religiosidade pode se relacionar à depressão. Para isso, eles selecionaram 103 pessoas de 18 a 54 anos, sendo que somente parte delas tinha predisposição genética para a depressão. Por cinco anos, os cientistas analisaram a importância da religião e a frequência com que elas visitavam templos e igrejas, além de submeter os voluntários a exames de ressonância magnética com o objetivo de verificar a anatomia cerebral.
No final do estudo, os pesquisadores observaram que os participantes que davam mais importância a questões espirituais, não importando com que frequência iam a igrejas ou templos, possuíam um córtex mais espesso em algumas áreas do cérebro. Essa associação entre religiosidade e a espessura do córtex aconteceu em todos os participantes, mas foi mais forte entre aqueles que tinham histórico de depressão na família.
A pesquisa foi feita na Universidade Columbia, Estados Unidos, e publicada nesta quarta-feira no periódico JAMA Psychiatry.

Saúde física e mental: Religião e espiritualidade previnem doenças mentais

 
Saúde física e mental: Religião e espiritualidade previnem doenças mentais
Saúde física e mental: Religião e espiritualidade previnem doenças mentais

De acordo com documento da Associação Mundial de Psiquiatria, a falta da espiritualidade ou uma visão distorcida dela pode piorar quadros depressivos e aumentar o risco de transtornos mentais e abuso de substâncias ilícitas

meditação
Estudos mostram que a religiosidade e a espiritualidade trazem melhorias na qualidade de vida e no ganho social do indivíduo, o que pode ajudar no combate ao stress causado por perdas, à depressão, na prevenção do suicídio e na recuperação de suicidas(Thinkstock/VEJA)
Religião e espiritualidade têm implicações significativas na prevalência, diagnóstico, tratamento e até na prevenção de doenças mentais. É o que diz a Associação Mundial de Psiquiatria (WPA, na sigla em inglês).
De acordo com um documento assinado pela WPA, nas últimas décadas houve uma crescente conscientização sobre a relevância da espiritualidade e da religião nas questões de saúde mental. Os mais de 3.000 estudos analisados sobre o assunto indicam que a religião e a espiritualidade impactam na qualidade de vida e na sociabilidade, o que ajuda no combate ao stress causado por perdas, à depressão, na prevenção do suicídio e na recuperação de pessoas que tentaram o suicídio.
Por outro lado, a falta da espiritualidade ou uma visão distorcida dela pode piorar quadros depressivos e aumentar o risco de transtornos mentais e abuso de substâncias ilícitas.

Os recursos espirituais e religiosos avaliados nos estudos variaram - crer ou não em Deus ou em um poder superior e participar de programas de meditação e de perdão espiritual.

domingo, 22 de novembro de 2015

Não maculem a Umbanda com modismos populistas só pra agradar e atrair seguidores!

Não chamem o Baixo-Astral pra seu ambiente

Olhando a Umbanda e Candomblé de longe, de fora dos terreiros, mas, tentando me manter informado, fico feliz ao saber que há mais pessoas de fé nos orixás do que os sensos e pesquisas nos mostram. Mesmo muita gente escondendo a sete chaves sua fé, a verdade é que há um interesse maior do que se pensa pelo conhecimento dos orixás. Mas, ao mesmo tempo, o que enfraquece e tá acabando com a Umbanda e cultos afrobrasileiros, é tanto a confusão, má pregação e ganância, quanto a má fé de falsos líderes. É impressionante ver a confusão no meio da Umbanda. Por um lado a macumbaria corre solta nos grandes centros, onde supostos sacerdotes, tentam viver e até enriquecer com rituais, consultas e mau uso do axé. Já por outro lado, um falso puritanismo, o sufocamento da Umbanda pelo kardecismo e publicações de ficção que pregam que a Umbanda "é cristã e que orixás são desnecessários". E assim as pessoas usam exageradamente de forma banal as palavras: cigana, Zé Pilintra, Exú, Kiumba e Pombagira. Existe, uma busca incansável de marqueteiros da fé, de rotular e estigmatizar a Umbanda, como algo cristanizado, mas, que utiliza-se de praticas necromantes, xamânicas e obscuras. Enfim, é um "balaio de gato só". Falta descência e coerência. Se de um lado pregam puritanismo, por outro, pregam ganãncia e bagunça fetichista.

E não é fácil falar disso, pois o ódio de quem promovo uma Umbanda "populista" é enorme. Supostos "teólogos" misturam uma espécie de Umbanda de "faz de conta", com crenças cristãs, simpáticas a um país de predominância cristã. E assim como evangélicos destroem o cristianismo iniciático e sagrado, com suas crenças superficiais e sem sacerdócio, também o kardecismo sufoca a Umbanda, com seu jeitinho "mauricinho", "culto" e puritano. E o Kardecismo, é uma crença fantástica. Longe de mim criticar  esse importante seguimento, porém o que critico aqui é a mistura ou confusão que alguns umbandistas fazem ao quere mesclar uma coisa a outra - Umbanda é culto afrobrasileiro e kardecismo é outra coisa, de espiritualismo, mais eruopeu.

Mas, enfim, cada um siga como quizer. Quem quizer renegar os orixás que o faça. Quem quizer se apegar apenas a eguns trabalhando na corrente astral de Umbanda que faça. Problema de cada um. No entanto, respondendo a diversos questionamentos de amigos e estudiosos que me enfiam emails com perguntas, quero tocar aqui em algo gravíssimo que anda acontecendo na Umbanda, especialmente do Sul e Sudeste, que é o uso de alucinógenos pra evocar entidades, especialmente drogas como maconha. Se alguém que se diz pai de santo libera o uso de maconha em seu terreiro, saiba que não tem nem firmeza, nem um código de ética apurado e será punido pelo astral em algum momento. 

E médiuns que alega que sua entidade pede o uso de maconha, é melhor averiguar seus conceitos e conhecimentos, pois, ou sua entidade tá sem luz e confusa, ou você está apenas tendo alucinação esquizofrência, confundindo com mediunidade. Enfim, como sempre eu digo, que cada um faz o que quer de sua espiritualidade, mas, como meu papel e divulgar a mensagem, faço para quem quizer ouvir e seguir, mas, quem quizer ignorar, é problema de cada um! E sem esse papo de "erva da paz", que não faz mal ou que é algo que "xamãs faziam" ou outras alegações cinicas que muitos fazem, pois, não vai tirar sua culpa frente ao astral. Droga não é aceita, pois mácula os chacras, a mente, o astral ao seu redor, atrai espíritos ruins de baixo astral e as sombras invadem seu inconsciente.

Caros irmãos, não se esqueçam de seu orí, de seus ancestrais, de sua responsabilidade com suas linhas e chacras. Mulheres por exemplo, que tem pombagiras fortes, ativas e desequilibradas, ao usarem, drogas, alucenógenos, chás toxicos, cocaína ou outras substâncias sombrias, terão problemas conjugais, sexuais e doenças. Homens que tem exus de frente ou comandando sua vida sexual, terão dificuldades pelo caminho. Além do mais, um terreiro é um local onde tá a base ancestral, a família e o axé. Onde deve frequentar a criança, o idoso e as pessoas debem. Nao cai bem, um local com cheiro de drogas no ar, infestando e contrastando com o incendo e o astral do ambiente. É ridículo, ver pessoas sãs, normais e que deveria servir de exemplo, se drogando, tentando fugir da realidade e tentando acessar o sagrado pelo esgoto... não maculem a Umbanda e não desrespeitem os orixás!

E não venham com esse papo de que tribos isso ou aquilo usavam ervas não. Pois tinham também as que faziam sacrificios humanos, estupubros e outras coisas sombrias, mas, nem por isso, nós queremos imitá-los. A Umbanda de hoje é muito puritana pra criticar o Candomblé e rituais ancestrais, fogem de rituais e sacrificios como o demõnio foge da cruz, mas, na hora de aderir a modismos e fraquezas, ai não pensam duas vezes. Tomem noção do que estão fazendo...

Carlinhos Lima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores